5 Livros sobre startup que você não pode deixar de ler

livros sobre startup

A diversidade de livros sobre startup no mercado hoje é grande. Por isso decidimos selecionar cinco para que você possa aprimorar o seu arsenal de conhecimento sobre o assunto.

Na real, sabemos que a melhor maneira de aprender sobre startups é criando a sua própria. Contudo, com o conteúdo dos livros sobre startups você terá um norte, poderá seguir a luz no fim do túnel e evitará dar um tiro no pé.

Só que com a vida corrida que temos e diante de todas as etapas necessárias para criar uma startup, nem sempre temos muito tempo. Por isso também, selecionamos, neste artigo, apenas cinco livros.

Livros sobre startup

Essa seleção é a que acreditamos que pode tanto dar uma arrancada, se seu projeto estiver no início, como pode alavancar sua startup, se já estiver encaminhada.

Pense neles como um material para dar uma encorpada em seu conhecimento. Com o tempo, indicaremos outras referências.

Você sabe que neste blog, startup é nosso assunto favorito. E mais que isso, as startups são nossa motivação, nossa razão de existir. Isso porque acreditamos que o empreendedorismo aliado à tecnologia seja a melhor maneira de fazer a diferença na sociedade.

Bom, vamos aos livros. E se você tiver alguma dúvida sobre startup, entre em contato conosco que numa boa conversa podemos pensar juntos em caminhos a seguir.

1. A Startup Enxuta (Eric Ries)

livros-sobre-startup-enxuta

Como o próprio nome diz, a proposta do autor é exatamente “enxugar” os processos de criação de uma startup.

Depois de muitas experiências com a abertura de startups, Ries decidiu lançar a metodologia de startup enxuta. E desde então, muitas empresas conseguiram se manter no mercado, seguindo suas indicações.

Para aplicar a metodologia da “startup enxuta”, o empreendedor precisa ter em mente a diminuição de desperdício de tempo, custo e recursos e, ao mesmo tempo, entregar cada vez mais valor ao cliente.

Na obra, o autor reúne vários cases para exemplificar as técnicas ensinadas. E, ainda apresenta conceitos diferenciados em relação ao que é dito por aí sobre validação de soluções e produto mínimo viável.

Bom, chega de spoiler. Lendo você verá que no livro, Eric Ries descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

2. Startup: Manual do Empreendedor (Steve Blank e Bob Dorf)

livros-sobre-startups-manual-empreendedorismo

Esse livro é um guia abrangente que orienta as startups na direção correta. A obra é um estímulo para que você saia para as ruas e conheça seus clientes.

A leitura não é tão fluída como no livro anterior, mas, ainda assim, vale a pena porque a obra traz um passo a passo de várias situações vivenciadas por uma startup, além de relatar vários cases.

Steve Blank e Bob Dorf são empreendedores de sucesso no Vale do Silício e muito conhecidos na região entre investidores e profissionais de startups.

3. De Zero a Um (Peter Thiel)

livros-sobre-starturp-de-zero-a-um

Além de estar aqui, na lista da Liven, este livro é também é recomendado por nomes como Mark Zuckerberg e Elon Musk.

Thiel é um dos responsáveis pela criação e pelo crescimento do PayPal. Quem já não fez ou recebeu um pagamento por esse canal?

O autor leva o leitor a fazer várias reflexões que possam ajudá-lo a acelerar a startup. Ele é defensor nato das ideias originais e sugere que você desvie dos modelos já existentes.

No livro, Peter Thiel ensina como pensar para criar coisas novas, revelar valores ainda não percebidos pela maioria das pessoas e empreender baseando-se em inovação.

4. Originais: Como os Inconformistas Mudam o Mundo (Adam Grant)

E falando em ideias originais, nesse livro, o autor desvenda muitos mistérios que existem em torno de mentes criativas.

Ele conta, por exemplo, que as pessoas criativas também sentem insegurança. Contudo, elas acreditam que por pior que seja, tentar e falhar ainda é melhor do que nem tentar.

Adam Grant acredita que qualquer um pode aprimorar sua criatividade e ser o autor de ideias verdadeiramente originais.

Reconhecido estudioso na área de recursos humanos, Grant tem clientes gigantes como a Amazon e Apple. Em seu livro ele propõe maneiras de vencer o conformismo e romper tradições obsoletas.

Após ler a obra, editores do Portal Wired.com afirmaram: “Deveria compor a lista de leituras obrigatórias de todas as empresas”.

5. O Estilo Startup – (Eric Ries)

estilo-startup-livro

Decidimos então finalizar com o mesmo autor que iniciamos nossa lista por ser um livro recente e classificado como “leitura obrigatória para quem gosta de inovação”.

O empreendedor e autor de A Startup Enxuta dá continuidade a seu best-seller revelando como os princípios do empreendedorismo podem ser utilizados por negócios de todo o tipo – de empresas já consagradas até startups iniciantes.

Se no livro anterior a base era a inovação contínua, agora é a transformação contínua, para que a sturtap possa gerar receita, promover inovação e transformar-se em organizações verdadeiramente modernas.

E para finalizar

Já que o assunto é leitura, para finalizar, recomendamos a leitura deste artigo sobre Parceria Startup. Esperamos que você tenha gostado das sugestões. Ah, e se você tiver outras dicas de livros, compartilhe conosco nos comentários. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *